Os vasos de pressão para vácuo são amplamente utilizados na indústria sucroalcooleira. Vácuo também é utilizado para outras finalidades, sejam eles indústrias, hospitalares, para filtragem de gases, para processos térmicos, entre outros.
Os Reservatórios para Vácuo, como o próprio nome sugere, são projetados para suportar a pressão externa, cuja qual tem a mesma direção e magnitude da pressão de vácuo.
Composição técnica e materiais de fabricação
Normas e Segurança
Todos os Reservatórios para Vácuo são projetados e fabricados de acordo com as seguintes normas:
- Norma Reguladora NR13, do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil;
- Norma de projeto e construção: ASME (American Society of Mechanical Enginners), seção VIII, divisão 1 (Regras para construção de Vasos de Pressão);
- Norma da ABNT: NBR 15417:2007 (Vasos de Pressão – Inspeção de segurança em serviço);
- Acompanha prontuário de avaliação hidrostático.
Observações
Os Reservatórios para Vácuo são fabricados em aço carbono A-36, A-283-C, A-515-60/70, A-516-60/70 ou aço inox AISI 304, 304L ou 316/316L.
A fabricação de qualquer tanque vácuo Zamon somente é iniciada após a aprovação de desenho dimensional, uma vez que cada projeto é personalizado e deve respeitar os parâmetros de instalação (bocais e tubulações). O projeto de vaso de pressão para vácuo deve dar atenção especial ao correto dimensionamento dos bocais em função da concentração de tensões que ocorre na abertura do bocal no vaso do equipamento, o que assegura a segurança e a correta utilização do equipamento no sistema industrial que utilizará o reservatório tipo Tanque de Vácuo.
Todas as empresas que possuírem tanque vácuo em suas instalações devem possuir a seguinte documentação: Prontuário, Livro de Registro de Segurança, Projeto de Instalação, Projetos de Alteração ou Reparo e Relatório de Inspeção.