Os tanques hidropneumáticos sem membrana são utilizados em tido sistema hidráulico que demande a aplicação de pressão para escoamento e distribuição de água. Sua aplicação também é ampla em sistemas de combate a incêndio, quando se faz necessário obter uma reserva de água para utilização imediata em situações de incêndio ou emergência.
O vaso hidropneumático é um sistema que realiza a impulsão de água através de grande pressão da máquina para escoamento da água. Nesse tipo de sistema há, normalmente, a utilização de bomba de pressão, injetores de ar e controlador.
Aplicado à indústria, o vaso hidropneumático contribui para que diversos equipamentos industriais, auxiliando a operação de condensadores e filtros.
Funcionalidades:
Composição técnica e materiais de fabricação
Normas e Segurança
Todos os Vasos de Pressão hidropneumático Zamon são projetados e fabricados de acordo com as seguintes normas:
- Norma Reguladora NR13, do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil;
- Norma de projeto e construção: ASME (American Society of Mechanical Enginners), seção VIII, divisão 1 (Regras para construção de Vasos de Pressão);
- Norma da ABNT: NBR 15417:2007 (Vasos de Pressão – Inspeção de segurança em serviço);
- Acompanha prontuário de avaliação hidrostático.
Observações
Os vasos hidropneumáticos Zamon são fabricados em aço carbono A-36, A-283-C, A-515-60/70, A-516-60/70 ou aço inox AISI 304, 304L ou 316/316L.
A fabricação de qualquer vaso hidropneumático Zamon somente é iniciada após a aprovação de desenho dimensional, uma vez que cada projeto é personalizado e deve respeitar os parâmetros de instalação (bocais e tubulações). O projeto de vaso hidropneumático deve dar atenção especial ao correto dimensionamento dos bocais em função da concentração de tensões que ocorre na abertura do bocal no vaso do equipamento, o que assegura a segurança e a correta utilização do equipamento no sistema industrial que utilizará o reservatório tipo Vaso de Pressão Hidropneumático.
Todas as empresas que possuírem vasos hidropneumáticos em suas instalações devem possuir a seguinte documentação: Prontuário, Livro de Registro de Segurança, Projeto de Instalação, Projetos de Alteração ou Reparo e Relatório de Inspeção.